1. Gráficos vetoriais
1.1. Noção e caraterísticas
As imagens criadas
com programas vetoriais, ou de desenho, baseiam-se em fórmulas matemáticas e
não em coordenadas dos píxeis. Os gráficos ou desenhos vetoriais são descritos
por equações matemáticas Que representam uma série de elementos bidimen-
sionais (2D) como linhas, retângulos, polígonos, curvas, etc, ou
tridimensionais (3D), como sólidos ou outros volumes (fig. 3.13.).
Os elementos
contidos em desenhos vetoriais podem ser facilmente deslocados e
redimensionados. Muitas das vezes, basta clicar e arrastar o objeto e o
computador torna a recalcular a nova posição.
Quando se trabalha
com um programa vetorial (ou de desenho), não se mexe na resolução da imagem
(fig. 3.13.). A qualidade de uma imagem vetorial não é baseada na resolução da
imagem (ppi), mas na resolução do
dispositivo de saída (dpi).

ampliada, não perde a sua
qualidade porque esta não depende da sua resolução.
Como a qualidade da
imagem criada com programas vetoriais não se baseia na resolução, estes geram
ficheiros muito mais pequenos do que os criados em programas bitmap. Para se
obter uma imagem com uma boa resolução de impressão, basta ter uma impressora
de alta resolução e criar a imagem num programa vectorial.
0 Adobe
lllustrator, o CorelDRAW, o Macromedia Freehand e o AutoCad são exemplos de programas que criam e manipulam imagens em
formato vetorial.
Para se reproduzir
uma imagem vectorial num monitor ou numa impressora, é utilizada uma operação
designada por rendering.
O rendering é uma
operação que transforma os dados gráficos em dados de imagem, isto é. interpreta as equações matemáticas,
que descrevem os objetos e os gráficos, e gera os píxeis da imagem bitmap correspondente.
Os desenhos vetoriais
podem ser guardados no formato bitmap mas. depois de convertidos, não podem ser
trabalhados como vetores. Portanto, é aconselhável ler sempre a versão vectorial do mesmo.
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