Relogio

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Teoria da cor- Modelo RGB,CMYK,HSV e YUV




Teoria da Cor


O conceito de Cor está associado á percepção, pelo sistema de visão do ser humano, da luz emitida, difundida ou refletida pelos objetos, sendo considerada um atributo dos mesmos.
A cor de um objeto dependente das características das fontes de luz que o iluminam, da reflexão da luz produzida pela superfície e, por último, das características sensoriais do sistema de visão humano, os olhos, ou de câmaras digitais.
A não existência de luz implica que nada se veja e, portanto, significa a não existência de cor.
A Luz contém uma variedade de ondas eletromagnéticas com diferentes comprimentos de onda. S e o comprimento de uma onda eletromagnética pertencer ao intervalo de 380 a780 nm (nanómetros) é detectada e interpretada pelo sistema de visão do ser humano. Estes diferentes comprimentos de onda constituem o espectro de luz visível do ser humano e estão associados a diferentes cores.





A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projetada na retina. Desta forma, os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica.




A visão Escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.

A visão Fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível. O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma: 64% são do tipo vermelho (Red), 32% do tipo verde (Green) e 2% do tipo azul (Blue).


Como os bastonetes e os cones constituem dois tipos de sensores diferentes que apreendem a intensidade da luz e as diferenças de cor, é usual associá-los, respectivamente, aos conceitos de luminância e crominância. Estes conceitos estão, por sua vez, relacionados com as diferentes formas de representar as cores.
Depois de terem sido abordados os aspectos relacionados com a luz e a cor do ponto de vista sensorial, coloca-se a questão de compreender como são geradas, armazenadas, manipuladas e reproduzidas as imagens pelos diferentes dispositivos físicos que utilizam a cor. Antes de mais, é necessário representar as cores através de modelos que se aplicam a diferentes situações reais.

Modelos de cor

Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor, utilizando um sistema de coordenadas na qual a cor é representada por um ponto. Por outro lado, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor. Neste espaço cada cor representa uma cor diferente.


  • Modelo Aditivo - Num modelo aditivo a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto que a mistura dos comprimentos de onda ou das cores primárias, vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue), indicam a presença da luz ou a cor branca. Sendo assim a luz branca resulta da sobreposição das diferentes cores do espectro de radiação visível. O modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.
  • Modelo Subtrativo - Num modelo subtrativo a mistura de cores cria uma cor mais escura, o preto, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos refletidos.O modelo subtrativo explica a mistura de pinturas e tintas para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz e refletem outros. Assim, a cor de um objeto corresponde à luz refletida por ele e que os olhos recebem.

Existem vários modelos de cor, no campo da imagem digital e, estão adaptados aos dispositivos de saída

  • Modelo de  cor RGB (RED GREEN BLUE)
O modelo RGB, é um modelo aditivo que utiliza a combinação das três cores primárias: vermelho, verde e o azul. O sistema usado para a criação de cores no monitor baseia-se nas mesmas propriedades fundamentais da luz que ocorrem na natureza. Essa é a base do modelo de cores RGB.
Em termos técnicos, as cores primárias de um modelo são cores que não resultam da mistura de nenhuma outra cor.

Existem diversos modos de caracterizar a intensidade de cada uma das cores primárias que intervém na composição da cor resultante:
  • Decimal: valores compreendidos entre 0 e 1 (0 significa a ausência de cor e 1 significa a intensidade máxima da cor)
  • Inteiro: valores compreendidos entre 0 e 255.
  • Percentual: a intensidade de cada uma das cores primárias é classificada de 0% até 100%
  • Hexadecimal: a notação hexadecimal é utilizada em linguagem HTML e JavaScript e resulta de uma combinação de 3 códigos e dois dígitos
Aplicações do modelo

As aplicações deste modelo estão relacionadas com a emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. Como por exemplo, as cores emitidas pelo monitor de um computador têm em conta o facto e o olho e o cérebro humano interpretarem determinados comprimentos de onda de luz vermelha, verde e azul.

Quero também deixar uma nota dedicada à resolução e profundidade de uma imagem (assunto abordado na aula).
  • Resolução de uma imagem
É a quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, ou seja, o número de pixéis por polegada.
A resolução determina o nivel de detalhe e os  requisitos de armazenamento da mesma.

  • Profundidade
Indica o número de bits usados para representar a cor de um pixél numa imagem. Este valor é definido por bits por pixél.


  • Modelo de cor CMYK
Sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black).
O modelo CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo facto de as cores que são vistas, terem uma parte de luz que não é absorvida.

Este modelo baseia-se na forma como a natureza cria as cores quando reflete parte do espetro de luz e absorve outros. Por isso, é considerado um modelo subtrativo, porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície.

Aplicações do modelo

As aplicações CMYK é utilizado na impressão em papel. A impressão, utilizando este modelo assenta na sobreposição de camadas de tintas de ciano, magenta, amarelo e preto. Desta forma, as áreas em branco indicam inexistência de tinta, e as áreas escuras indicam concentração de tinta.
Utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos  absorvem certas cores e refletem.

  • Modelo de cor HSV
HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes Hue (tonalidade), Saturation (Saturação) e Value (Valor). Este modelo é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.
 A seleção e obtenção de cores no modelo HSV é muito mais intuitiva do que nos modelos RGB e CMYK.
Características das três componentes:
  • Tonalidade  ou matiz (Hue): determina a cor ou a tonalidade (amarelo, vermelho, laranja, etc). Descreve o pigmento de uma cor e é medido em graus de 0 a 360. 

  • Saturação (Saturation): determina a profundidade ou "pureza" da cor, ou seja, a vivacidade que esta pode apresentar e é medida em percentagem (0 a 100) - quanto maior a percentagem, maior a vivacidade da cor.

  • Valor (Value): descreve a quantidade de branco que uma cor contém e é medido em percentagem de 0 a 100% - maior a percentagem, maior o brilho da cor.
Aplicações do modelo

Comumente usado em aplicações gráficas por causa da forma como as cores são emuladas, aproximando-se da forma como o ser humano percepciona a cor.

  • Modelo de cor YUV
Este é o modelo mais sensível às mudanças de intensidade da luz (luminância) do que da cor (crominância). Este, baseado na luminância, permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente.

Aplicações do modelo

É adequado às televisões a cores porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Este modelo também é adequado para sinais de vídeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário